leituras em andamento

2024 

Thula Pires. Colorindo Memórias e Redefinindo Olhares: Ditadura Militar e Racismo no Rio de Janeiro
 
Gilles Deleuze, Instintos e Instituições 

Claude Lévi-Strauss, Raça e História

Tauana Olívia Gomes Silva et al. Mulheres negras nos movimentos de esquerda durante a ditadura no Brasil (1964-1985). Tese. 2019.

COMISSÃO DA VERDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Relatório - Tomo I - Parte II - Perseguição à População e ao Movimento Negros.

Renan Honorio Quinalha. Contra a moral e os bons costumes: a política sexual da ditadura brasileira (1964-1988). 2017. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
Debora Martins Ribeiro. Mulheres de Verdade: os boletins" Chanacomchana" e a construção da identidade lésbica-feminista na Ditadura Civil-Militar brasileira. 2021.

Gustavo Simi. Reformatório, campo de trabalho e colônia penal:
o confinamento de indígenas na ditadura militar. In De presos políticos a presos comuns: estudos sobre experiências e narrativas de encarceramento / Diego Galeano, Larissa Rosa Corrêa, Thula Pires (organizadores). – Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2021. p.225-254.

Juliana Ventura de Souza Fernandes et al. A “Guerra dos 18 anos”: repertórios para existir e resistir à ditadura e a outros fins de mundo: uma perspectiva do povo indígena Xakriabá e suas cosmopolíticas de memória. Tese. 2020.

2023 

Marilena Chaui, Brasil: Mito Fundador e Sociedade Autoritária

Antonio Candido, Uma palavra instável (nacionalismo)

Glauber Rocha, Eztetyka da Fome 

Paulo Emílio Salles Gomes, Cinema: trajetória no subdesenvolvimento.  

Roberto Schwarz, Cultura e política, 1964-1969 in O pai de família e outros estudos. 

Tauana Olívia Gomes Silva, Mulheres Negras nos Movimentos de Esquerda durante a Ditadura (1964 - 1985)